top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Junior Rangel

Especialistas apresentam oportunidades no cultivo de cacau durante o Intertech Agro

Programação destacou a produção de mudas, a comercialização das amêndoas e o mercado do chocolate fino


Legenda: Especialistas apresentam oportunidades no cultivo de cacau

Créditos: EXPO Rio Preto/Divulgação


Especialistas de diversas regiões do país apresentaram as oportunidades com a produção de cacau no estado de São Paulo durante o Intertech Agro, realizado na última quinta-feira, 12, na EXPO Rio Preto.


Com uma programação diversificada, abrangendo desde a produção de mudas até o mercado do chocolate fino, os participantes do Intertech Cacau puderam absorver conteúdos relevantes sobre a cadeia produtiva do setor.


“Buscamos capacitar e atualizar os produtores que já plantam cacau e despertar o interesse em quem não conhece a cultura, ainda nova na região Noroeste Paulista e que desperta muita curiosidade”, afirma André Seixas, diretor de Agronegócios da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto – ACIRP.


O cultivo do cacau pode ser realizado de forma simultânea com outras culturas, o que permite a otimização de recursos do solo, da água, da mão de obra e de máquinas e equipamentos, diminuindo o risco econômico, além de permitir melhor fluxo financeiro e aumento da rentabilidade da área implantada.


O encontro teve como destaque a apresentação do Programa Cacau SP, um projeto que visa adaptação, geração de renda, divulgação de tecnologia e capacitação de produtores e técnicos, no qual são fornecidas assistência técnica, tecnologia e conhecimento.

Para participar do Programa Cacau SP, o produtor deve procurar a Casa de Agricultura do seu município. “Ao ingressar no programa, o produtor terá a oportunidade de conhecer as lavouras já desenvolvidas, visitar nossa fábrica de chocolate e, se resolver investir na cultura, receberá acompanhamento técnico e toda a assistência necessária”, explica Ricardo Pereira, coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).


Produtora em Brasília (DF) há três anos, Marlene Marques aproveitou o evento para se atualizar e trocar experiências. “Participar deste evento é muito importante. É um estímulo extra e nos indica que estamos no caminho certo”, afirma.


Chocolate Bean to Bar

Outro destaque do Intertech Cacau foi a palestra sobre o Chocolate Bean to Bar, produzido artesanalmente a partir da amêndoa integral do cacau, sem segmentação de processos e aditivos artificiais.


“Queremos apoiar a produção e desenvolver a qualidade do chocolate artesanal. Oportunidades como o Intertech Cacau nos permitem divulgar o trabalho e ampliar parcerias com pequenos produtores”, afirma Bruno Lasevicius, presidente da Associação Bean to Bar Brasil.

O Intertech Agro

O Intertech Agro reuniu importantes nomes do agronegócio em palestras, discussões técnicas e atividades relacionadas à pecuária de corte, cana-de-açúcar e cacau, além de estratégias de manejo sustentável voltadas às cadeias produtivas de aves, leite, ovinos e borracha.


Fizeram parte do Intertech Agro a promoção do Turismo Gastronômico do Estado de São Paulo, através do projeto Origens e Rotas Gastronômicas, o Programa Sabor de SP, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, com produtos artesanais e pratos elaborados com ingredientes das principais regiões turísticas do estado, com a mais alta qualidade e sabor.


O Intertech Agro foi realizado pela Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e Verum Eventos, com apoio da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.


A EXPO Rio Preto 2023

A EXPO Rio Preto, maior feira pecuária do estado de São Paulo, recebeu mais de três mil animais entre bovinos, ovinos e equinos de diferentes estados e regiões e abrigou a 20ª ExpoSind Brasil – Exposição Nacional da Raça Sindi, a 3º FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, a 16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, a 1ª Exposição Estadual do Núcleo de Pônei Brasileiro, além de Torneio Leiteiro Láctea Noroeste, julgamentos de raças e leilões de gado de corte, provas de cavalo Mangalarga e ovinos.


A EXPO Rio Preto foi realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

SERVIÇO

60ª EXPO Rio Preto

2º Turno - 11 a 15 de outubro

Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto - R. Daniel Antônio de Freitas, 115 - Distrito

Industrial – São José do Rio Preto

Entrada e estacionamento gratuitos

https://www.exporiopreto.com.br

https://www.intertechagro.com.br

Instagram: @expo.riopreto

@intertechagro

ASSESSORIA DE IMPRENSA EXPO RIO PRETO E INTERTECH AGRO

Marsala Marketing

Emanuelle Raimundo | 17 99168-4598 - emanuelle@marsala.ag

Harlen Félix | 17 99121-5800 - harlen@marsala.ag

Tatiane Queiroz | 17 98184-0043 - tatiane@marsala.ag

Giseli Marchiote | 17 99116-5234 – giseli@marsala.ag

4 visualizações0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page