top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Junior Rangel

Participantes do Intertech Experience visitam um dos maiores centros de pesquisa de bovinos de corte

Com uma manhã voltada a experiências do conceito ESG, os integrantes estiveram na Fazenda Santa Rosa para conhecer seus impactos na produção e na economia circular



Os participantes do Intertech Experience conheceram um dos maiores centros de pesquisa de bovinos de corte do mundo, na última sexta-feira, 29, durante a atividade que integra a programação do Intertech Agro na 60ª edição da EXPO Rio Preto.


Os inscritos deixaram o Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, em São José do Rio Preto, e viajaram de ônibus até a Fazenda Santa Rosa, em Altair, onde tiveram uma manhã voltada a experiências relacionadas ao conceito ESG (do inglês Environmental, Social and Governance, traduzido como governança ambiental, social e corporativa).


Durante um tour guiado pela equipe da Campanelli e da Tecnobeef, os participantes passaram por três estações: economia circular, nutrição e o Centro de Inovação, tendo a oportunidade de conhecer todo o trabalho que é realizado no local.


“Temos um Centro de Inovação de Pesquisa aplicada em bovinos de corte que é um dos maiores do mundo. Estamos rodando um experimento e temos pesquisa publicada tanto no Brasil, quanto no exterior”, afirma Pedro Terencio, diretor executivo da Campanelli. “Durante a visita, o pessoal teve a oportunidade de ver os dados gerados, como gerenciamos e executamos as pesquisas aplicadas.”


O Centro de Inovação Campanelli é uma área experimental com o intuito de produzir informação científica com maior proximidade da realidade dos confinamentos comerciais do Brasil, principalmente em relação ao volume de animais avaliados. No local, são conduzidas pesquisas de desenvolvimento e validação de tecnologias nas áreas de nutrição, produção, bem-estar animal e saúde de bovinos de corte confinado, com foco em melhorias de eficiência, lucratividade e sustentabilidade. Atualmente, rodam estudos com 3.520 animais, ficando metade dos bois sobre o sombreamento e a outra metade sem acesso à sombra.


Economia circular

A experiência no campo também teve como destaque a economia circular. Através do cultivo de cana-de-açúcar e milho, o conceito ESG se mantém presente com o reaproveitamento de esterco de aproximadamente 100 mil cabeças de gado na adubação do solo, fazendo com que a economia circular esteja lado a lado da empresa.


Os participantes tiveram acesso a boas práticas de agricultura, ao processo de compostagem e o uso do composto na área agrícola.


“A partir do momento em que o boi se alimenta, ele defeca. Esse esterco é levado para a compostagem e é transformado em um adubo para a cana, que depois vira silagem e aduba o milho, que é alimento do boi. Tudo retorna em forma de alimento para o animal”, explica Ricardo Campanelli Moreira, gerente de produção da Campanelli.


Nutrição

O Intertech Experience também proporcionou aprendizados sobre como a nutrição de precisão da Tecnobeef tem feito a diferença em rentabilidade e lucratividade do confinamento, além de conhecer como a Campanelli revolucionou a operação de fábrica com as batchboxes.

Os participantes receberam informações sobre o manejo, drone em operações agrícolas, câmeras de comportamento, entre outros temas.

O Intertech Agro

O evento reúne importantes nomes do agronegócio em palestras, discussões técnicas e atividades relacionadas à pecuária de corte, cana-de-açúcar e cacau, além de estratégias de manejo sustentável voltadas às cadeias produtivas de aves, leite, ovinos e borracha.


Ainda fazem parte do Intertech Agro, a promoção do Turismo Gastronômico do Estado de São Paulo, através do projeto Origens e de rotas gastronômicas, o Programa Sabor de SP da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado trará produtos artesanais e pratos elaborados com ingredientes das principais regiões turísticas do estado, com a mais alta qualidade e sabor.


O Intertech Agro é realizado pela Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e Verum Eventos, com apoio da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.


A EXPO Rio Preto 2023

A EXPO Rio Preto, maior feira pecuária do estado de São Paulo, chega a sua 60ª edição, nos períodos de 27 de setembro a 1 de outubro e de 11 a 15 de outubro, sendo dividida em dois grandes turnos e cheia de novas atrações. Além de tradicionais exposições e julgamentos de raças, leilões, feira de negócios e entretenimento para toda a família, a edição comemorativa sedia o inédito Intertech Agro.


O evento recebe mais de três mil animais entre bovinos, ovinos e equinos de diferentes estados e regiões e abriga a 20ª ExpoSind Brasil – Exposição Nacional da Raça Sindi, a 3º FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, a 16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, a 1ª Exposição Estadual do Núcleo de Pônei Brasileiro, além de Torneio Leiteiro Láctea Noroeste, julgamentos de raças e leilões de gado de corte, provas de cavalo Mangalarga e ovinos.


A EXPO Rio Preto é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

PROGRAMAÇÃO INTERTECH AGRO

(Programação sujeita a alterações)

2º TURNO – Soluções tecnológicas para produção pecuária e agrícola com eficiência e sustentabilidade

11 a 15 de outubro – Projeto Origens

11 de outubro – Intertech Aves

12 de outubro – Intertech Cacau

12 de outubro – Sabores da Inovação

13 de outubro – Intertech Clima e Irrigação

13 de outubro – Intertech Ovinos

14 de outubro – Intertech Borracha

SERVIÇO

60ª EXPO Rio Preto

1º turno - 27 de setembro a 01 de outubro | 2º Turno - 11 a 15 de outubro

Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto - R. Daniel Antônio de Freitas, 115 - Distrito Industrial – São José do Rio Preto

Entrada e estacionamento gratuitos

https://www.exporiopreto.com.br

https://www.intertechagro.com.br

Instagram: @expo.riopreto

@intertechagro

ASSESSORIA DE IMPRENSA EXPO RIO PRETO E INTERTECH AGRO

Marsala Marketing

Emanuelle Raimundo | 17 99168-4598 - emanuelle@marsala.ag

Harlen Félix | 17 99121-5800 - harlen@marsala.ag

Tatiane Queiroz | 17 98184-0043 - tatiane@marsala.ag

Giseli Marchiote | 17 99116-5234 – giseli@marsala.ag

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page