top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Junior Rangel

Torneio leiteiro da raça Gir é um dos destaques do segundo turno da 60ª EXPO Rio Preto

A ordenhas oficiais terão início nesta segunda (9/10) e a vaca campeã será revelada na quarta-feira (11/10), quando começa o segundo turno da feira


Legenda: Gado Gir Leiteiro na edição 2022 da EXPO Rio Preto

Créditos: Prefeitura de Rio Preto/Divulgação


Uma das competições mais aguardadas da 60ª EXPO Rio Preto, o Torneio Leiteiro da Láctea Noroeste, que envolve a raça Gir, terá suas ordenhas iniciadas na próxima segunda (9/10) e a vaca campeã será revelada na quarta (11/10), quando começa o segundo turno da feira no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, em São José do Rio Preto. Neste ano, participam cerca de 10 animais, pertencentes a pecuaristas de São Paulo e outros estados.


A parte técnica do torneio é de responsabilidade da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), que destaca a participação de importantes criadores de animais dessa raça na EXPO. “O torneio promete ser bastante disputado, com o melhor da seleção genética do Gir Leiteiro, que se desponta hoje como uma das principais raças para a produção de leite”, comenta o presidente da ABCGIL, Evandro do Carmo Guimarães.


No torneio leiteiro do Gir, são realizadas dez ordenhas com intervalo de oito horas entre cada uma delas: às 6h, 14h e 22h. A primeira ordenha está programada para segunda (9/10), às 14h, e a última na quarta-feira (11/10), no mesmo horário, oportunidade em que o público conhecerá a vaca campeã. Vence aquela que obtiver a maior média de quilos de leite entre as ordenhas oficiais da competição.


Além do torneio, animais do Gir Leiteiro também vão passar pela pista de julgamento da EXPO Rio Preto, ocasião em que são avaliados os aspectos morfológicos da raça tanto para a reprodução como para a produção de leite. Neste ano, participam do julgamento cerca de 100 animais, entre machos e fêmeas. O julgamento tem ainda a participação de 40 animais da raça Simental, que também tem vocação para a produção de leite.


Segundo turno

Além do torneio e dos julgamentos das raças voltadas à produção de leite, o segundo turno da 60ª EXPO Rio Preto, que será realizado entre quarta (11/10) e domingo (15/10), será palco da 3º FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos e da 16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper. Também será realizado o julgamento de cavalos da raça Mangalarga. Ao todo, cerca de mil animais passarão pelo Recinto de Exposições no segundo turno da feira.


A grande novidade da EXPO, o Intertech Agro retoma a sua programação no segundo turno com o tema “Soluções tecnológicas para produção pecuária e agrícola com eficiência e sustentabilidade”. O evento ressalta iniciativas que fortalecem diversas cadeias produtivas como a de aves, do cacau e da borracha. Além de abordar assuntos como Clima e Irrigação e a criação de ovinos.


Para a família, a EXPO Rio Preto reversa uma generosa programação artística, que celebra a Semana da Criança com atrações como personagens infantis, passeio de trenzinho e shows de grupos como Kombinados e Pluft e a Bandinha. E o melhor: é tudo de graça.


A EXPO Rio Preto é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).


SERVIÇO

60ª EXPO Rio Preto

Segundo turno: de 11 a 15 de outubro (de quarta a sábado, das 8h às 22h, e domingo, das 8h às 18h)

Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto (Rua Daniel Antônio de Freitas, 115 - Distrito Industrial – São José do Rio Preto/SP)

Entrada e estacionamento gratuitos

26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page