top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Junior Rangel

Tecnologias para o campo e práticas sustentáveis foram os temas centrais do Intertech Cana

Empresas especializadas na área participaram dos painéis trazendo soluções para um agro mais consciente


Legenda: Marcos Landel, Diretor Geral do Instituto Agronômico (IAC), durante o painel "Os caminhos para viabilidade econômica com produtividade"

Créditos: Fotos Huracán filmes


A utilização de tecnologias e práticas sustentáveis para um agro mais consciente foram os temas que nortearam as discussões do Intertech Cana, realizado na última sexta-feira, 29, como parte da programação do Interech Agro na 60ª edição da EXPO Rio Preto.

A produção de fertilizantes com baixa pegada de carbono a partir de biometano foi apresentada pela empresa Yara Fertilizantes aos participantes. A partir de 2024, a Yara começará a produzir no Brasil fertilizantes nitrogenados com o uso de biometano em substituição ao gás natural, o que representa redução significativa de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

“O Brasil tem um potencial muito grande para produção de biometano com os resíduos de cana-de-açúcar. Podemos aproveitar esse potencial e gerar fertilizantes nitrogenados com baixíssima pegada de carbono, que ao ser aplicado no canavial fecha o que chamamos de economia circular”, explica Acácio Martins, especialista de Desenvolvimento de Negócios e Sustentabilidade da Yara Fertilizantes.

Já André do Amaral, gerente comercial da Grunner, apresentou inovações em Smart Machines como ferramenta para a performance agronômica e financeira que auxiliam no combate das emissões de CO2 no processo agrícola.

Ainda foram discutidos temas como “Os caminhos para a viabilidade econômica com produtividade”, com mediação de Marcos Landel, diretor geral do Instituto Agronômico (IAC); “Manejo da adubação e biofertilizantes”, com Raffaella Rossetto, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC); “Casos de sucesso de usinas“, com Antonio C. de Oliveira, da Usina Denusa e “Casos de produção de biometano combustível”, com André Gustavo A. Silva, da Usina COCAL.

O objetivo dos painéis foi apresentar práticas eficientes e tecnologias de ponta para maximizar os resultados da produção de cana-de-açúcar de forma sustentável.

O Intertech Agro

O evento reúne importantes nomes do agronegócio em palestras, discussões técnicas e atividades relacionadas à pecuária de corte, cana-de-açúcar e cacau, além de estratégias de manejo sustentável voltadas às cadeias produtivas de aves, leite, ovinos e borracha.

Fazem parte do Intertech Agro, a promoção do Turismo Gastronômico do Estado de São Paulo, através do projeto Origens e de rotas gastronômicas, o Programa Sabor de SP da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado trará produtos artesanais e pratos elaborados com ingredientes das principais regiões turísticas do estado, com a mais alta qualidade e sabor.

O Intertech Agro é realizado pela Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e Verum Eventos, com apoio da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

A EXPO Rio Preto 2023

A EXPO Rio Preto, maior feira pecuária do estado de São Paulo, chega a sua 60ª edição dividida em dois grandes turnos cheios de novas atrações: de 27 de setembro a 1 de outubro e de 11 a 15 de outubro. Além de tradicionais exposições e julgamentos de raças, leilões, feira de negócios e entretenimento para toda a família, a edição comemorativa sedia o inédito Intertech Agro.

O evento recebe mais de três mil animais entre bovinos, ovinos e equinos de diferentes estados e regiões e abriga a 20ª ExpoSind Brasil – Exposição Nacional da Raça Sindi, a 3º FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, a 16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, a 1ª Exposição Estadual do Núcleo de Pônei Brasileiro, além de Torneio Leiteiro Láctea Noroeste, julgamentos de raças e leilões de gado de corte, provas de cavalo Mangalarga e ovinos.

A EXPO Rio Preto é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

PROGRAMAÇÃO INTERTECH AGRO

(Programação sujeita a alterações)

2º TURNO – Soluções tecnológicas para produção pecuária e agrícola com eficiência e sustentabilidade

11 a 15 de outubro – Projeto Origens

11 de outubro – Intertech Aves

12 de outubro – Intertech Cacau

12 de outubro – Sabores da Inovação

13 de outubro – Intertech Clima e Irrigação

13 de outubro – Intertech Ovinos

14 de outubro – Intertech Borracha

SERVIÇO

60ª EXPO Rio Preto

1º turno - 27 de setembro a 01 de outubro | 2º Turno - 11 a 15 de outubro

Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto - R. Daniel Antônio de Freitas, 115 - Distrito Industrial – São José do Rio Preto

Entrada e estacionamento gratuitos

Instagram: @expo.riopreto

@intertechagro

ASSESSORIA DE IMPRENSA EXPO RIO PRETO E INTERTECH AGRO

Marsala Marketing

Emanuelle Raimundo | 17 99168-4598 - emanuelle@marsala.ag

Harlen Félix | 17 99121-5800 - harlen@marsala.ag

Tatiane Queiroz | 17 98184-0043 - tatiane@marsala.ag

Giseli Marchiote | 17 99116-5234 – giseli@marsala.ag

1 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page