top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Junior Rangel

1º Sumário de Dados da Pecuária Sustentável é apresentado na EXPO Rio Preto

Dados foram coletados por meio do Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável e apresentados no Intertech Agro


Legenda: Aécio Flores, coordenador do GT de Rastreabilidade, da Mesa Brasil da Pecuária Sustentável

Créditos: Fotos Huracán filmes


A 60ª edição da EXPO Rio Preto foi palco do lançamento do 1º Sumário de Dados da Pecuária Sustentável durante a 3ª edição do Fórum da Pecuária Sustentável, realizado no inédito Intertech Agro na última quinta-feira, 28.


Os dados foram coletados por meio do Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS) com o objetivo de apontar os avanços, as oportunidades e os desafios da área. Mais de 900 fazendas participaram dessa etapa.


O produtor rural pode usar a ferramenta gratuita GIPS para responder os 35 indicadores e no final ter uma fotografia do nível de sustentabilidade de sua fazenda.


“Através do GIPS o produtor consegue ver onde está, qual é o próximo passo para chegar lá e, ainda, comparar com produtores da região. Os dados estarão seguros e o Sumário traz as informações compiladas de forma regional para apoiar políticas públicas no desenvolvimento de uma pecuária mais sustentável”, explica Luiza Bruscato, diretora executiva da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável.


O GIPS pode ser acessado pelo link https://gips.org.br/

Outros quatro painéis com temas voltados para a pecuária sustentável foram discutidos durante o Fórum, entre eles “Próximos desafios de clima e COP28”; “Caminhos para o uso eficiente da terra”; “O futuro da rastreabilidade” e “Relação entre bem-estar animal e sustentabilidade”.


Para discutir tais assuntos, foram reunidos nomes como Carlos Saviani e Fernanda Marcantonatos (DSM), Francisco Debuschi (NWF) e Juliana Correa (AgroSB), Thiago Parente (IRancho), Aécio Flores (ABCar) e André Bartocci (Fazenda Nossa Senhora das Graças/MS), Carla Lopes de Azevedo (CEVA) e Maurício Bellodi (Grupo APB).


“O desafio da implantação da rastreabilidade no país é imenso. Com o Fórum reunimos diferentes elos da cadeia para construir um processo de rastreabilidade que realmente seja efetivo com possibilidade de crescimento. Vamos mostrar para o mundo que o Brasil é capaz de produzir um boi sustentável, que contribui para o meio ambiente”, diz Aécio Flores, coordenador do GT de Rastreabilidade da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável.


O Fórum é uma iniciativa da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável e tem o apoio de organizações associadas, como Ceva, iRancho, DSM-Firmenich, Serasa Experian, Cargill e Imaflora, com o objetivo de abordar questões vitais relativas a emissões e balanço de carbono, uso da terra e conservação da biodiversidade.

Sobre a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável

A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável é uma associação sem fins lucrativos com mais de 60 organizações associadas dos sete elos da cadeia da pecuária juntos em uma mesa redonda. Promove iniciativas e discussões que articulam toda a cadeia em busca de um entendimento comum sobre temas emergentes da sustentabilidade, além de gerar conhecimento, engajar os atores, disseminar informações e promover educação. Para saber mais, acesse o site pecuariasustentavel.org.br/quem-somos/

Intertech Agro

O evento reúne importantes nomes do agronegócio em palestras, discussões técnicas e atividades relacionadas à pecuária de corte, cana-de-açúcar e cacau, além de estratégias de manejo sustentável voltadas às cadeias produtivas de aves, leite, ovinos e borracha.


Ainda fazem parte do Intertech Agro, a promoção do Turismo Gastronômico do Estado de São Paulo, através do projeto Origens e de rotas gastronômicas, o Programa Sabor de SP da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado com produtos artesanais e pratos elaborados com ingredientes das principais regiões turísticas do Estado, com a mais alta qualidade e sabor.


O Intertech Agro é realizado pela Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e Verum Eventos, com apoio da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

A EXPO Rio Preto 2023

A EXPO Rio Preto, maior feira pecuária do estado de São Paulo, chega a sua 60ª edição, nos períodos de 27 de setembro a 1 de outubro e de 11 a 15 de outubro, sendo dividida em dois grandes turnos e cheia de novas atrações.


Além de tradicionais exposições e julgamentos de raças, leilões, feira de negócios e entretenimento para toda a família, a edição comemorativa sedia o inédito Intertech Agro.


O evento vai receber mais de três mil animais entre bovinos, ovinos e equinos de diferentes estados e regiões e abrigar a 20ª ExpoSind Brasil – Exposição Nacional da Raça Sindi, a 3º FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, a 16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, a 1ª Exposição Estadual do Núcleo de Pônei Brasileiro, além de Torneio Leiteiro Láctea Noroeste, julgamentos de raças e leilões de gado de corte, provas de cavalo Mangalarga e ovinos.


A EXPO Rio Preto é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

PROGRAMAÇÃO INTERTECH AGRO

(Programação sujeita a alterações)

1º TURNO - Tecnologias e inovações para mais sustentabilidade e produtividade no

29 de setembro - Intertech Cana

InterTech Experience

Intertech Mulheres

2º TURNO – Soluções tecnológicas para produção pecuária e agrícola com eficiência e sustentabilidade

11 a 15 de outubro – Projeto Origens

11 a 15 de outubro – Rotas Gastronômicas

11 de outubro – Intertech Aves

12 de outubro – Intertech Cacau

12 de outubro – Sabores da Inovação

13 de outubro – Intertech Clima e Irrigação

13 de outubro – Intertech Ovinos

14 de outubro – Intertech Borracha

SERVIÇO

60ª EXPO Rio Preto

De 27 de setembro a 15 de outubro de 2023

Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto - R. Daniel Antônio de Freitas, 115 - Distrito

Industrial – São José do Rio Preto

Entrada e estacionamento gratuitos

Instagram: @expo.riopreto

ASSESSORIA DE IMPRENSA EXPO RIO PRETO E INTERTECH AGRO

Marsala Marketing

Emanuelle Raimundo | 17 99168-4598 - emanuelle@marsala.ag

Harlen Félix | 17 99121-5800 - harlen@marsala.ag

Tatiane Queiroz | 17 98184-0043 - tatiane@marsala.ag

Giseli Marchiote | 17 99116-5234 – giseli@marsala.ag

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page